Afinal o que é ser pai?

19 de Março “Dia do Pai”… do Pai….
É engraçado o poder que estes dias têm para nos fazer pensar na vida, para nos fazer parar e reflectir sobre nós próprios, de nos fazer desacelerar os dias e contemplarmos a nossa vida em toda a sua essência.
Questionarmos-nos.
Não que não saibamos todos o que é ser pai, ou que é que este dia representa, ou o peso que a palavra “PAI” tem na vida de todos nós. Não, nada disso, apenas porque, na roda dentada da vida com o seu movimento permanente, perpetuo, nem sempre nos damos a este luxo que é, parar e pensar.
Hoje, talvez porque temos a feliz coincidência do dia do Pai nos calhar em sorte num domingo, longe da azafama rotineira que nos corroí dia após dia, dei por mim a pensar o que é ser pai verdadeiramente.
Afinal, o que significa ser pai?
Numa busca rápida num dicionário online, diz que ser pai é:
PAI
(latim pater, -tris, pai, avô)
substantivo masculino
1. Aquele que tem um ou mais filhos.
2. Homem que cria e educa criança ou adolescente que não foi gerado por ele mas com quem estabelece laços paternais e a quem pode estar ligado por vínculos jurídicos (ex.: os meninos foram sempre muito amigos do pai, que os adoptou quando se casou com a mãe deles).
3. Gerador; genitor; progenitor.
4. [Figurado]  Criador; autor.
5. Protector, benfeitor.
6. [Moçambique]  Tratamento respeitoso dirigido a um homem. = SENHOR
 
Mas será ser pai é apenas o resultado de ter filhos, assim, sem mais nada, apenas porque a natureza assim o quis?
Ou ser pai é apenas ser “gerador”, “progenitor”, uma figura jurídica?
Será que é apenas isto? Uma figura?
Recordo hoje com muito carinho e com o coração cheio de alegria, as duas datas que fizeram de mim o ser mais feliz deste mundo.
A primeira, o nascimento da minha pequena Inês, que fez de mim pai pela primeira vez, e a segunda, o nascimento do meu pequeno infante, o Afonso, que me renovou toda a força e toda a esperança e me fez ver que afinal esta vida tem algum sentido e vale de facto a pena.
Portanto, afinal o que é ser Pai…..?
Para mim, é ser especial, é ser amado pelos nossos, é amar alguém sem reservas, de forma incondicional, é viver a nossa vida na deles, é sentir cada choro como se fosse nosso, é sentir cada riso, cada alegria, com uma alegria ainda maior, é acompanhar nas descobertas, é não dormir e ainda assim sorrir para eles enquanto dormem, é um abraço permanente, é um conjunto de almas separadas que juntas se formam um só.
Portanto, afinal o que é ser Pai…..?
Ser Pai, é a melhor coisa do mundo!!!!
Um beijinho para a minha pequena princesa Inês, e para o meu pequeno infante Afonso.
©PSassetti #69Letras 19.03.2017

Deixar uma resposta